Sindiagua lança campanha de uso consciente da água na Assembleia Legislativa do Ceará

A direção do Sindiagua lançou, no dia 24/03, uma campanha de uso consciente da água durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Ceará. A audiência fez parte das ações da pauta do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O coordenador geral do Sindiagua, Jadson Sarto, reforçou a importância da campanha. “Cuidar bem da água é premissa para uma convivência com a seca. Estamos fazendo algo que o Estado já deveria ter feito à muito tempo. Lamentavelmente, este Governo – que investe milhões em propaganda autopromocional – tem falhado em questões básicas, como orientar a população a evitar o desperdício de água, principalmente em anos de seca”, criticou.
Propositora do debate, a deputada Eliane Novais (PSB) destacou a audiência foi importante para fortalecer a cobrança por mais ações emergenciais por parte do Governo que minimizem os impactos da seca. “Estamos no terceiro ano de seca e há dificuldades enormes do Governo em diminuir os sofrimentos causados pela estiagem, apesar de algumas ações encaminhadas”, salientou a parlamentar. Eliane parabenizou o Sindiagua pela iniciativa da campanha e ressaltou dois projetos de sua autoria que também tratam sobre a conscientização do uso racional da água. O primeiro dispõe sobre a realocação dos recursos orçamentários destinados á publicidade para realização de campanhas de uso consciente de água no Estado em ano de estiagem, enquanto que o segundo dispõe sobre a concessão de desconto na tarifa de água e esgoto para usuários da Cagece que comprovem a redução do consumo de água, também durante anos de seca.
A gerente de Meio Ambiente da Cagece, Maria Amélia Menezes, também reforçou a necessidade de uma campanha permanente de uso da água que sensibilize a população. “Trata-se de um tema extremamente importante, mas sinto que não alcança todas as pessoas, que nem todas têm a real noção do problema. Por isso, acredito que precisamos tocar mais estas pessoas, com uma campanha de uso da água que aborde o desperdício, mas que seja permanente”, afirmou.
Também estiveram presentes reprresentantes da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, da Cogerh, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge), e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).
SOBRE A CAMPANHA – A Campanha está sendo desenvolvida por meio de anúncio de jornal, entrevistas em rádios locais, redes sociais, cartazes e folders que estão sendo distribuído nas unidades de trabalho da Cagece, SAAE e SAEEC, escolas, terminais e eventos sindicais. As peças publicitárias da campanha contém dicas de como evitar o desperdício e podem ser acessadas clicando aqui.