Sindiagua se reúne com presidente da Cagece e cobra agilidade no pagamento do DSR

Os mais de 600 trabalhadores do Sindiagua  aguardam o pagamento do Descanso Semanal Remunerado (DSR), referente ao período de janeiro de 2006 a fevereiro de 2008. A empresa havia se comprometido a efetuar o pagamento da primeira parcela ainda no mês de outubro, caso o Sindiagua confirmasse até o dia 10 de outubro a aceitação da proposta de quitação da dívida oferecida pela empresa (com pagamento em até 24 meses).
No dia 04/10, bem antes do prazo estipulado pela Cagece, a diretoria do Sindiagua protocolou ofício direcionado à empresa confirmando a aceitação da proposta de pagamento do DSR feita pela companhia. No entanto, a empresa não fez o pagamento, prejudicando os trabalhadores que aguardam há anos a quitação desta dívida.
Em reunião com o Sindiagua, o presidente da Cagece, Gotardo Gurgel; o diretor da DGE, Alberto Albuquerque; e o Dr Sileno Cleber (PROJU) garantiram que a primeira parcela sairá na folha de novembro. Segundo ele, o atraso se deu por conta de que a PROJU precisava de um parecer jurídico aprofundado para saber se as adesões à proposta de pagamento teriam de ser individuais ou coletiva por meio de documento assinado pelo sindicato. “Mais uma vez a burocracia emperrou o atendimento das reivindicações dos trabalhadores. Cumprimos nossa parte com bastante antecedência. A categoria já esperou muito tempo para encontrar uma solução para este problema. A situação é um desrespeito com os trabalhadores”, criticou Jadson Sarto, presidente do Sindiagua. Como encaminhamento, a Cagece preparou uma declaração para o Sindiagua, como entidade representativa legal dos trabalhadores, assinar,  garantindo a concordância com a forma de pagamento do DSR apresentada pela empresa. O presidente do Sindiagua assinou o documento no último dia 07/11, na sede da empresa. No texto do documento, a Cagece se compromete em pagar a primeira parcela no dia 30 de novembro.
O Sindiagua alertou à direção da Cagece que os trabalhadores não podem mais ser prejudicados com outros atrasos nos pagamentos das parcelas do benefício.
PCR em discussão – Em relação ao PCR, a Cagece solicitou ao Sindiagua que apresentasse uma proposta de atendimento aos pontos que têm sido alvo de reclamações dos trabalhadores. Com o objetivo de aprofundar melhor o assunto, o Sindiagua enviou ofício no dia 9/11, solicitando uma nova reunião com a Cagece, que será realizada desta vez com a presença do professor Serafim Ferraz – consultor na área de PCR e parceiro da entidade. Logo após esta nova reunião, o sindicato vai agendar um encontro com a categoria na sede do Sindiagua para discutir a questão.
Jadson Sarto, Haroldo Ribeiro, Antônio de Oliveira e o advogado Carlos Águila participaram da reunião com a Cagece representando o Sindiagua.