Sindiagua solicita da Cagece nova prorrogação da validade do Acordo Coletivo 2019/2020

A direção do Sindiagua apresentou neste dia 6 de julho um ofício à presidência da Cagece solicitando mais uma vez a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente. Diante da necessidade de continuar respeitando as orientações preventivas de isolamento social para contenção da transmissão do novo coronavírus estabelecidas por decreto estadual (nº 33.510/2020), torna-se inviável realizar uma assembleia presencial de discussão e aprovação da pauta de reivindicações. Assim, a direção do Sindiagua entende que é necessário aguardar mais um tempo para dar início à campanha salarial deste ano.

A Cagece já atendeu por duas vezes o pedido do Sindicato de prorrogação do Acordo Coletivo vigente. Num primeiro momento, a Cagece prorrogou a validade até o final de maio. Já na segunda vez a validade do ACT foi prorrogada até o final deste mês de julho. “O Sindiagua entende que nesse momento a prioridade é a saúde do trabalhador(a) e o respeito às medidas preventivas de combate à pandemia. Como não houve a assembleia de aprovação da pauta de reivindicações, que sempre costuma ser longa e exige muitas discussões sobre cada item, fica difícil sua realização nesse momento. E sem a aprovação da pauta, não temos como dar início às negociações com a Cagece”, explica Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.

A entidade fez uma consulta aos sindicatos de saneamento do País e praticamente todos estão com as suas campanhas salariais paralisadas, com o ACT vigente também com validade até o final de julho. O Sindiagua está acompanhando cada Estado.

Por enquanto a entidade não cogita realizar uma assembleia de forma virtual, pois ainda não há segurança, jurídica inclusive, de que é possível garantir a participação democrática da categoria. “Temos estudado essa possibilidade, mas são muitos trabalhadores na base.

Mediar virtualmente um debate com centenas de pessoas, principalmente de discussão sobre cada ponto de uma extensa pauta de reivindicações onde muitos costumam colocar seu posicionamento, nos parece algo inviável. A entidade entende que o melhor é aguardar um pouco mais, pelo menos nesse momento. Dependendo da resposta da Cagece ao ofício, decidiremos que caminhos podemos seguir”, avalia Jadson. O Sindiagua manterá a categoria informada, sempre pelas redes sociais, site e mensagens de whatsapp.

Contamos com a compreensão dos(as) cagecianos(as), pois sabemos que nessa hora todo o cuidado é necessário para impedir a proliferação dessa doença.