STF deve julgar correção do FGTS no dia 13 de maio. Sindiagua protocolou ação em defesa dos trabalhadores que podem ser beneficiados

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar no próximo dia 13 de maio uma ação que pode beneficiar os(as) trabalhadores(as) que têm ou já tiveram saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) desde janeiro de 1999. A decisão do STF trata da revisão do índice de correção do FGTS. O índice que vinha sendo utilizado pela Caixa era a TR (Taxa Referencial), uma taxa de juros fixada pelo Banco Central (BC) que tem ficado abaixo dos indicadores da inflação ao longo dos anos.
Vários sindicatos apresentaram ação pedindo a correção do índice do FGTS, entre eles o Sindiagua. A entidade, que contratou uma assessoria jurídica especializada e uma equipe para calcular o valor devido de cada trabalhador (caso a TR fosse substituída por outro índice), abriu ação para todos os que procuraram a entidade. “Montamos um aparato para prestar assistência aos filiados(as) e agora aguardamos ansiosamente a decisão do STF. Protocolamos a ação com mais de 1mil pessoas”, relata Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
Segundo a assessoria jurídica contratada pelo Sindiagua e notícias divulgadas pela imprensa, a decisão do STF tem tudo para beneficiar os trabalhadores(as) que entraram com ação. “Caso a nossa expectativa da decisão do STF seja confirmada e seja favorável aos trabalhadores(as), será uma grande vitória da categoria e do Sindiagua. Uma grande conquista no mês do Dia do Trabalhador”, destaca Jadson. O Sindiagua está atento ao julgamento do Supremo e divulgará o resultado no site e redes sociais da entidade.