Trabalhadores(as) da Cagece aprovam em assembleia proposta de acordo coletivo

Os trabalhadores e trabalhadoras da Cagece aprovaram, em assembleia geral realizada nesta terça (12/06), a proposta da Companhia para a campanha salarial 2018 da categoria. A assembleia aconteceu na Praça do Vaqueiro, em frente à sede da Cagece. “Foi uma campanha desenvolvida em um cenário de extrema dificuldade do País. Se compararmos com os resultados das campanhas salariais de outras companhias estatais de saneamento, podemos dizer que o resultado foi positivo. Tanto que a grande maioria dos trabalhadores presentes votou a favor do acordo na assembleia”, avalia Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
A campanha contou com três longas rodadas de negociação, a última delas com o presidente da Companhia. A direção aguarda agora da Cagece o recebimento da minuta do Acordo Coletivo para fazer uma revisão junto com a sua assessoria jurídica. “Essa revisão precisa ser cuidadosa para que não haja problemas que prejudiquem a categoria. Assim que for concluída, o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 (ACT) será homologado”, ressalta Jadson.
Entre os itens da proposta que foi aprovada pela categoria estão:

• Manutenção das conquistas do Acordo Coletivo 2017/2018;
  • Manutenção do plano de saúde sem alterações;
  • Reajuste salarial de 2,7% (INPC + 1%);
  • Aumento em 150% os índices da cláusula de Titulação (ficando 2,5% para graduação, 5% para especialização, 10% para mestrado e 15% para doutorado);
  • Aumento do auxílio-funeral para 3,5 pisos;
  • Reclassificação das carreiras do cargo Técnico Administrativo Operacional, equiparando-os às funções de carreiras 09, 10 e 12 (incluindo as funções extintas);
  • Mudança de nível dos empregados atualmente no cargo de Técnico Administrativo Operacional – Nível II/faixa 10 que, ao chegarem no final de carreira do referido nível (10L), ao invés de iniciarem a carreira do nível III na faixa 12D, iniciarão a carreira do nível III na faixa 12E. Os empregados que já estão na faixa 12D seriam automaticamente reenquadrados na faixa 12E.
  • Revisão do novo PCR com Sindicato e categoria para, até dezembro de 2018, apresentar proposta ao Conselho de Administração da Cagece;
  • Reajuste pelo INPC nos benefícios Gratificação por condução de veículos; Complementação do auxílio doença; Auxílio filho portador de necessidades especiais; auxílio creche e vale-alimentação.