Um ano de muita luta e resistência!

2017 não foi um ano fácil para a classe trabalhadora. A agenda maléfica de retrocessos do Governo Temer e seu grupo político (PMDB, PSDB e DEM) tem provocado a perda de direitos históricos e um aumento cada vez mais veloz das desigualdades sociais, fazendo com que a sociedade seja apenada covardemente por um governo golpista e ilegítimo que privilegia os ricos e poderosos. Mas há resistência. E o Sindiagua, como não podia deixar de ser, tem estado ao lado das lutas populares que querem restabelecer a democracia e construir um projeto de bem-estar social para o País. A entidade tem se apresentado firme na luta contra as reformas do Governo Temer e contra a ameaça de privatização da água disfarçada de PPP. Neste último ponto,  atuando em diversas frentes (ver tabela abaixo).
Podemos afirmar que, diante de um cenário de crises econômica, política e hídrica, 2017 foi um ano de fortalecimento da luta sindical. O Sindiagua, aliás, mesmo tendo se dedicado constantemente à luta contra a privatização, não deixou de se empenhar em outras pautas de interesses de sua base, como a realização de concursos, a convocação de aprovados dos cadastros de reserva, a implantação dos PCCRs, o convênio com a Uniodonto no interior e na capital, a luta pelo plano de saúde, o apoio às greves, paralisações e campanhas salariais em Fortaleza e nos municípios do interior do Estado… Em todos os momentos, a entidade procurou estar sempre presente para alcançar as melhores conquistas possíveis em favor da categoria.
A história que construímos em 2017 será fundamental para que possamos seguir em frente e com mais vigor em 2018. Mesmo diante dos ataques que o governo Temer promoveu contra as entidades de classe através da reforma trabalhista, a luta contra a privatização disfarçada de PPP terá de ser intensificada no próximo ano. E para isso contamos com o apoio de toda a categoria. Para que possamos ter um 2018 de conquistas em favor dos trabalhadores e de um saneamento público e de qualidade!

HORAS EXTRAS: UMA VITÓRIA DO SINDIAGUA E DA CATEGORIA!
No ano de 2017 foi alcançada uma das conquistas mais emblemáticas do Sindiagua e da categoria. O processo de horas extras que envolveu 770 pessoas foi vitorioso, após muita luta que teve o apoio da assessoria jurídica do Sindiagua. Com isso, a Cagece está pagando um montante de quase R$4 milhões aos trabalhadores que aderiram ao acordo final proposto pela Companhia.