Sindiagua realiza atos e mobilizações no aeroporto e na Praça do Vaqueiro contra a MP 868. Entidade também vai a Brasília para pressionar parlamentares.

A direção do Sindicato realizou, nesta terça (21/05), uma manhã de mobilizações contra a Medida Provisória (MP) 868 que pretende privatizar o setor de saneamento do País. As atividades tiveram início ainda de madrugada, quando a direção do Sindicato foi ao aeroporto, por volta das 4h, abordar os deputados federais que embarcam para Brasília. O intuito foi cobrar apoio para que a MP seja rejeitada. Foram distribuídos materiais gráficos no aeroporto. Faixas também foram levadas. Os dirigentes do Seeaconce (Sindicato dos Empregados em Asseio e Conservação do Ceará) também estiveram no ato.

Posteriormente, na Praça do Vaqueiro, em frente à sede da Cagece, foi realizado um grande ato de protesto contra a MP 868. Centenas de trabalhadores(as), além de lideranças sindicais e políticas, compareceram ao ato que teve cobertura da imprensa a convite do Sindicato. Além do Sindiagua, que organizou a atividade, participaram representantes do Seeaconce , Sindicato dos Bancários, Sintracondce (Sindicato dos Trabalhadores de Condomínios de Fortaleza), da CTB-Ceará (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), entre outros. Entre as lideranças políticas, estiveram o ex-deputado federal e presidente do PSB-Ceará, Odorico Monteiro, o deputado estadual Elmano de Freitas e a deputada estadual Augusta Brito. Todos manifestaram apoio à luta contra a privatização da água. Na ocasião, foi acertado com o Sindiagua a realização de uma audiência especial no plenário da Assembleia Legislativa, na próxima sexta (24/05), a partir das 9h, para tratar dos riscos da MP. O presidente do Sindiagua, Jadson Sarto, ressaltou a histórica luta da entidade e dos trabalhadores(as) contra a privatização da água, lembrando que no passado o senador Tasso Jereissati (relator da MP), tentou privatizar a água quando governador e foi derrotado. “Estamos nas ruas, nas redes sociais, na grande mídia (com veiculação de peças patrocinadas pelo sindicato nas rádios comerciais). Com a força dos trabalhadores, esclarecendo a população, podemos vencer novamente essa luta!”, reforçou.
Mobilização em Brasília

Já, em Brasília representantes do Sindiagua participaram de uma audiência pública no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, que contou com a participação de várias organizações, entidades, movimentos sociais e lideranças políticas que manifestaram posição contrária à aprovação da Medida Provisória. Os representantes do Sindicato levaram faixas, bandeiras, panfletos e colantes que foram utilizados pelos participantes ao longo da audiência.

Confira mais informações sobre a MP 868 clicando aqui.