Sindiagua vai novamente à Brasília para lutar contra a ameaça da privatização da água

A Câmara dos Deputados realizou, no dia 29/08, um seminário para debater o panorama do saneamento básico no Brasil e suas consequências para o desenvolvimento socioeconômico.  A iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano aconteceu no auditório Nereu Ramos e reuniu várias entidades de classe que se opõem aos projetos de lei que estão em tramitação no Congresso Nacional e que pretendem revisar o marco legal do saneamento e entregar o setor à iniciativa privada.
O Sindiagua enviou os diretores Lula Morais, Antônio Marques Leite e Amauri Furtado Leitão  à Brasília para participar do evento. Na ocasião, a entidade se somou às várias vozes que criticaram a tentativa de privatização do saneamento. “As empresas estaduais de saneamento sempre tiveram papel importantíssimo. É verdade que falta atingir populações com abastecimento de água e esgoto. Está faltando chegar nas populações mais pobres e nos municípios mais distantes. Mas cabe na cabeça de alguém que o interesse privado, que funciona sob o princípio do lucro, vai fazer isso?”, questionou Lula Morais. Lula lembrou que os projetos de lei em tramitação na casa podem provocar aumentos exorbitantes de tarifa e o desmonte do setor de saneamento, colocando em risco o mecanismo solidário do subsídio cruzado que permite que a arrecadação com as tarifas nas grandes cidades garanta os recursos necessários para investimentos nas cidades mais pobres.
Vários sindicatos e organizações marcaram presença no evento, entre elas o Observatório Nacional dos Direitos a Água e ao Saneamento – ONDAS, a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental – FNSA, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e a Federação Nacional dos Urbanitários.

Entenda mais sobre a ameaça da privatização da água clicando aqui.